Os 8 P’s do Marketing Digital

Assim como todas as matérias na escola, disciplinas na faculdade e os campos profissionais possuem seus fundamentos básicos, o Marketing Digital também possui. E como nada é diferente, conhecer e entender seus principais pilares faz toda a diferença para quem quer atuar na área.

Um engenheiro domina muito bem cálculo e física; um economista sabe de mercado e decisões; e um “marketeiro” digital entende bem os 8 P’s existentes. Esses 8 P’s derivam de uma premissa básica do Marketing Tradicional criada por Philip Kotler, o conhecido “pai” do Marketing.

Diverse People Thinking Planning Marketing Brand Concept

Preço, Praça, Promoção e Produto foram os conceitos que integraram os 4 P’s criados por Kotler. No Marketing Digital é um pouquinho diferente, com o acréscimo de outros 4 termos e algumas modificações nos já existentes. E, então, se você quer entender melhor desse mundo, precisa começar do básico.

Assim, vamos às apresentações: veja, abaixo, os 8 P’s do Marketing Digital que consagram esse conjunto de atividades que visa criar e fortalecer relacionamentos a partir de técnicas e estratégias. Dê uma olhada:

1. Pesquisa

É como toda área da vida: se você não pesquisar e ir atrás de dados, indicadores e informações, não adianta. Assim, a pesquisa é o primeiro e o mais fundamental pilar do Marketing Digital.

2. Planejamento

Após reunir todas as informações, é preciso entender e compreender o que foi adquirido. Feito isso, planejar é algo indispensável. Não existem objetivos que são alcançados sem planejamentos bem estruturados.

3. Produção

Não existe negócio sem produção. No entanto, aqui estamos falando de conteúdo. Depois de reunidas e estudadas todas as informações, é necessário construir materiais que estejam de acordo com o planejamento. Para quem? Quando? Como? Onde? Aqui essas perguntas serão respondidas e alcançadas.

4. Publicação

É hora de colocar tudo em ação. O serviço feito e estudado em detalhes precisa, agora, ser colocado em prática. Então, a publicação faz o 4° P deste grupo que estamos trabalhando.

5. Promoção

Nada ligado a descontos ou promoção de valores, mas sim à ampliação dos conteúdos. Selecionar aquilo que é mais importante para realizar a publicidade, isto é, fazer com que alcance um número maior de pessoas, é uma etapa crucial. Assim, promover seus materiais para um público X em uma rede Y, de forma assertiva, é um grande diferencial. Trata-se do conhecido tráfego pago.

6. Propagação

Embora seja semelhante ao tópico acima, eles possuem suas diferenças. Aqui é a respeito do tráfego orgânico, ou seja, àquilo que você produz para colocar apenas em suas redes sociais. O quão importante é? Qual a diferença que faz na vida de seus clientes? Produzir materiais gratuito e disponibilizá-los para ter um maior alcance é o que faz o 6° P deste estudo.

7. Personalização

Até agora tudo esteve focado em fazer, colocar em prática e ter o maior alcance possível. Agora é o momento de controle dos resultados. A personalização consiste no modo como você vai atender os seus clientes da melhor maneira conforme as suas necessidades. Então, fique atento ao conceito de automação de marketing, pois pode ser de grande ajuda.

8. Precisão

Por fim, chegamos no último. De nada adianta estudar, fazer e praticar se não for algo preciso, certo? Então, esse é o ponto de análise. Aqui todos os resultados e seus respectivos índices são analisados com o objetivo de entender o que estava errado, precisava ser melhorada e o que deu muito certo.

Difícil? É apenas uma cadeia de ação. Você faz um, o outro e assim por diante, nada de muito complicado. Nesse sentido, dominar cada “P” e suas estratégias para que você seja consiga alcançar seus resultados é algo essencial. Não se esqueça de que um bom prédio é construído em bases muito sólidas. Então, prepare as suas.

E aí, o conteúdo foi útil para você?

Comente com a gente o que achou!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Erick Tomaz

Erick Tomaz

Empreendedor há 7 anos. Especialista em estratégias de Marketing Digital. Fundador da Fábrika de Festa, uma empresa que atende o mercado de festas e decorações há mais de 8 anos e já ultrapassou a marca de 4 milhões de faturamento por ano.

Deixe um comentário

Posts Recentes

 Ver tudo