Marketing Digital – As Ferramentas Essenciais Para Análises

Para você que está tentando entrar no mundo do marketing digital, ou até mesmo para os mais experientes, é de suma importância saber de um ponto em específico: analisar é a principal coisa que você deve fazer. Porém, sempre quando essa frase é dita, costuma surgir uma pergunta bem clássica: como fazer isso? E é o que nós vamos responder.

Analisar é indispensável, não importa o ramo de atuação. Pode ser administrativo, hospitalar, financeiro, logístico, enfim, é uma atitude indiscutivelmente necessária. O por quê? Bom, suponhamos que você estabeleça um certo tipo de processo em uma empresa e o coloque em prática. Como saberá se está dando certo ou errado? A partir de dados e estatísticas, certo? E ambos são originados de onde? Você sabe a resposta.

Além disso, elas fomentam a precisão e assertividade dos processos, pois fica claro o que e onde está dando certo ou errado. Acreditamos ter ficado clara a importância dessa questão. E, partindo para o marketing digital, como nós podemos fazer verificações eficientes para melhor os métodos estabelecidos? Veja só as principais ferramentas que trouxemos para você:

  • Google Analytics

Essa, sem dúvida, é a mais clássica e mais utilizada de todas. A ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google é a responsável por auxiliar na otimização de sites para campanhas de Marketing Digital e Google Adsense. Você pode se aprofundar nos conhecimentos do Google Analytics aproveitando os cursos também gratuitos do Ateliê Digital do próprio Google.

  • Mobile Friendly

Você sabe que, hoje em dia, usa-se mais celulares do que computadores, certo? E fica a pergunta: o quanto seu site está adaptado para um mobile (smartphones)? Para ter um melhor desempenho em acessos e conversões, é preciso que o seu site esteja bem adaptável, e quem te ajuda com essa questão é o Mobile Friendly. Ele, resumidamente, te ajuda a entender o quão adaptável seu site está.

  • Google Keyword Planner

Investir na palavra certa é um outro ponto fundamental do Marketing Digital. Se você quer ter um bom ranqueamento em buscas, você precisa de ótimas estratégias para SEO, e nada melhor do que começar com as palavras-chaves. É para isso que o Google Keyword Planner existe. Assim como diz o próprio nome, ele te ajudará a planejar os melhores temos para suas táticas.

  • Mailchimp

Uma das melhores estratégias que se tem é o email. Utilizá-lo para enviar conteúdos, ofertas, promoções ou novidades é essencial. Porém, assim como todo processo, é preciso de dados para saber o que está ou não funcionando. O Mailchimp, além de te ajudar com essa questão, atua também na automação de email’s marketing, facilitando toda a sua metodologia. É muito útil e pode fazer toda a diferença.

  • Pagespeed Insight

Essa é a ferramenta que irá te ajudar com o desempenho do seu site, seja referente ao funcionamento em mobile ou computadores. Ela irá te repassar informações minuciosas sobre a navegabilidade do seu website em todos os dispositivos, o que, indiretamente, auxilia em melhores estratégias para SEO.

Agora você tem a faca e o queijo na mão, basta cortar. Com tudo pronto para realizar seus processos e análises dos mesmos, é hora de partir para a ação e garantir ótimos resultados para o seu negócio. Viu? Nunca foi tão fácil conseguir boas informações. Desfrute de todo conteúdo e faça as coisas acontecerem.

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Erick Tomaz

Erick Tomaz

Empreendedor há 7 anos. Especialista em estratégias de Marketing Digital. Fundador da Fábrika de Festa, uma empresa que atende o mercado de festas e decorações há mais de 8 anos e já ultrapassou a marca de 4 milhões de faturamento por ano.

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