Marketing Digital – A Boia Salva-Vidas Para Os Negócios Locais

Se um bom nadador estiver em alto mar e enfrentar uma forte tempestade, é bem provável que ele passe por grandes dificuldades. O nadador seria o pequeno/médio empresário. O mar, o imenso mercado. Já tempestade, uma espécie de crise. Qual seria, então, a boia salva-vidas para um momento como esse?

Seja em uma crise puramente econômica, como em 2008, ou em um cenário pandêmico, como é o caso do atual coronavírus, a dificuldade é certeira, principalmente para os pequenos negócios que passam a concorrer diretamente com os grandes. Não existe meio termo: ou a empresa aguenta de forma dolorosa ou ela fecha suas portas.

No entanto, o que costuma ser um problema pode ser enfrentado como grandes oportunidades. Se notar bem, todas as “tempestades” históricas que tivemos quase sempre originaram algo melhor posteriormente. Isto ocorre pelo fato de essas situações nos tirarem do comodismo e nos mostrar, da pior forma, as falhas e erros. Então, o que fazemos? Procuramos por novas opções. É assim que as coisas vão evoluindo.

Com o mundo dos negócios, nada é diferente. Está passando por algum momento difícil? É preciso inovar, “sair da caixinha”. E hoje, o nosso objetivo é te mostrar como o marketing digital pode ser a ajuda que você precisa nos tempos de crise. Dê uma olhada nos tópicos a seguir:

1.Otimização de tempo

Com o marketing digital, você passa a gerir, de uma melhor maneira, os processos que você tem, sejam eles relacionados às etapas de vendas e informações dos clientes ou aos planejamentos de estruturação. Isso faz com que seu tempo seja otimizado, diminuindo encargos e tarefas do seu dia a dia.

2.Fácil Comunicação

Como são tempos complicados, os consumidores acabam adotando posturas diferentes. Assim, com o marketing digital, conseguir entendê-los e atender as respectivas necessidades fica muito mais fácil. A proximidade com eles aumenta e, portanto, as oportunidades também.

3.Possibilidade para novas estratégias

Se vendia produtos ou serviços, por que não fazer isso agora de forma virtual? Essa atitude abre um leque de oportunidades, fazendo com que novas estratégias possam ser adotadas por você. Mudar e/ou mexer no seu negócio nunca foi tão dinâmico e benéfico.

4.Produção de conteúdos

O marketing digital possibilita a produção de conteúdos, uma ótima ferramenta para atração de leads, isto é, potenciais clientes. Diga-me uma coisa: se você é um advogado(a), por exemplo, e não fala sobre leis trabalhistas, mudanças nas vigências empresariais e nas evoluções da legislação, como passará confiança, credibilidade e autoridade para seus clientes?

Apenas vender não ajuda. É necessário mostrar que você está atualizado com o mundo em que vive e, assim, poder ofertar o melhor serviço de todos.

5.Redução de custos

Crises são ótimos tempos para reduzir custos, certo? Mas se você é um pequeno empresário e corta a publicidade do seu negócio, você o destrói. Como é que vão saber do que faz e vende? Mas, como a publicidade é muito cara, o marketing digital entra para suprir isso: 

  • O preço da “propaganda” é muito menor;
  • Você alcança diversas pessoas investindo pouco;
  • As pessoas que alcança são aquelas que realmente gostam do que vende
  • As chances de vender e lucrar aumentam inúmeras vezes.

Sim, você não leu errado. A partir dos algoritmos que as redes sociais oferecem, é possível que você, ao realizar campanhas, consiga fazer uma “seletividade” do público para qual seu produto vai ser ofertado. Tudo fica mais barato e benéfico.

A boia salva-vidas pode estar mais próxima do que você imagina. O sufoco está grande? A oportunidade para fazer diferente está aqui. É complicado e pode levar um tempo? Sim, aliás, nada é do dia para a noite. Porém, pode ter certeza de que você não irá se arrepender de forma alguma.

Se quer entrar nesse mundo e entender um pouco melhor de processos, nome e estratégias, acesse o nosso blog. Fique por dentro de tudo!

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Erick Tomaz

Erick Tomaz

Empreendedor há 7 anos. Especialista em estratégias de Marketing Digital. Fundador da Fábrika de Festa, uma empresa que atende o mercado de festas e decorações há mais de 8 anos e já ultrapassou a marca de 4 milhões de faturamento por ano.

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