top of page

Marketing Digital - Os resultados realmente existem?

Uma dúvida de toda a história da nossa sociedade capitalista, que se enquadra nos moldes de comércios, vendas e consumos, sempre foi: algum dia será possível vender muitas coisas simultaneamente de forma rápida, eficiente e lucrativa? A resposta parece ter chegado no século XXI, conhecida como Marketing Digital. Mas será mesmo que isso funciona?


O Marketing Digital, aos que não conhecem, consiste em um conjunto de ações realizadas por uma entidade ou pessoa voltada para a captação de negócios, criação de relacionamentos e desenvolvimento de uma identidade, de modo virtual. O objetivo final é, em resumo, “criar um nome e vender”.  



Nesse sentido, com o surgimento dessa prática, promover produtos e lançá-los no mercado se tornou algo muito mais fácil do que a atuação dos moldes tradicionais. Se você, antigamente, era um alfaiate, por exemplo, seu produto, até ser reconhecido, precisaria de passar pelas mãos de muita gente. Hoje em dia, basta um clique para que milhões de pessoas saibam da existência de sua atividade.


Mas a questão que fica é se isso realmente nos trás resultados, uma vez que parece ser algo simples. É comum que surjam dúvidas, aliás, como diz o ditado, “Vem fácil, vai fácil”. Mas não se engane. Quando falamos que vender se tornou mais “fácil”, estamos tratando da ação na sua pura essência, mas por trás do Marketing Digital, existe um mundo gigante para ser estudado, explorado e dominado. 


No entanto, embora seja um pouco complexo todo o processo, no final o que vale são os resultados. Para você ter uma noção, foi publicada uma pesquisa na revista Exame sobre o assunto, em que, apenas no ano de 2017, as vendas por E-commerce (comércio digital) atingiram 21 bilhões de reais, 7,5% a mais do que no ano anterior. Isso demonstra uma nova espécie de estratégia que está emergindo com força.


O mundo mudou há algum tempo. Desde, aproximadamente, os anos 2000, a tecnologia começou a ganhar um espaço incalculável no mundo. Só no Brasil, no começo de 2019, existiam mais de 230 milhões de aparelhos digitais (celulares, notebooks, computadores e tablets) ativos. Para o fim deste ano está previsto, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV, que  este número alcance uma faixa de 420 milhões.


Agora, fica uma reflexão: o mundo está mudando a forma de comprar. Como mudar, então, a forma de vender?


A resposta é simples: seguindo os hábitos, costumes e ações dos consumidores. Se eles estão passando a comprar mais pela internet devido aos avanços tecnológicos, é necessário vender de forma virtual. Daqui a algum tempo, o objetivo é que todas as lojas físicas desapareçam. Tudo irá se transformar em um mundo meramente online, em que tudo existe e não existe ao mesmo tempo. 


Sabendo de todas essas análises, ainda existem dúvidas de que o Marketing Digital fornece resultados? Pode ser que você tente e não tenha resultados. Mas está tentando da forma correta? Como dito acima, o sistema é complexo. Aprender leva tempo e estudo. Entretanto, depois que você estiver dominando tudo, vender ficará fácil.


Viu? Marketing Digital dá sim resultados. Se não quer ficar para trás, comece agora!


Gostou do conteúdo?


Acesse nosso blog para mais materiais assim e nos acompanhe nas nossas redes sociais!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page