Marketing Digital - Os Principais Indicadores Para Você Evoluir
- Erick Tomaz
- 28 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Apenas aplicar um sistema, como todos sabem, não é útil. É necessário que você faça análises e entenda o que está dando certo e errado para, assim, evoluir o seu processo. E é isso que o marketing digital precisa. Ele consiste em um montante de estratégias que visa gerar relacionamentos e criar conexões, mas, para tal, alguns estudos são essenciais.
Do que adianta, por exemplo, você fazer o fluxo de caixa de uma empresa se não tem análises de previsão, rendimento, lucro, investimentos, etc? Nada! E este é o princípio básico de todo e qualquer prática que você vai realizar: verificação. Porém, para entender melhor sobre o que está acontecendo, é preciso que você tenha em mãos os principais elementos que vão te dar as informações necessárias, ou seja, os indicadores.

Se você, então, utiliza o marketing digital como meio para se promover ou ascender a sua empresa, aqui vai uma ajuda especial: veja abaixo os principais indicadores que nós separamos especialmente para que o seu negócio seja mais preciso:
1. Funil de Marketing
É com esse indicador que você passa a entender o caminho de compra do seu lead, se está sendo realmente eficiente ou não. Com ele é possível verificar o que está trazendo mais resultados na hora de atrair e converter os potenciais clientes, além de conseguir verificar a quantidade de vendas.
Para tal, é interessante o uso do Google Analytics e uma ferramenta de Landing Page. Eles darão informações como quantidades de acesso nos blogs e sites e os outros aspectos citados acima.
2. Resposta dos “Patrocinados”
É interessante, também, que você saiba os resultados de todas as suas campanhas que foram pagas, isto é, aquelas que você investiu uma certa quantia para aumentar o alcance conforme sua segmentação. É com algumas ferramentas, como o Google Analytics, que você consegue verificar a quantidade de cliques, conversão, interação dos usuários nas páginas.
Utilize, também, um CRM (Customer Relationship Management), que consiste em um software de gestão do seu relacionamento com o cliente. Isso facilitará as coisas e ajudará no seu processo.
3. Custo Por Aquisição de Cliente (CAC)
O quanto você precisa investir para conseguir um cliente? É exatamente isso o que esse indicador te dirá. Embora pareça, o seu cálculo não é complexo. Veja só:
CAC = Valor Investido Na Estratégia X / Vendas Realizadas
4. Custo por Lead (CPL)
O quando custa para você converter um usuário qualquer da sua segmentação em lead, isto é, em um potencial cliente? Da mesma forma que o CAC, vamos aos cálculos:
CPL = Valor Investido Na Estratégia X / Usuários Convertidos
Para conseguir as informações necessárias para as contas acima, basta utilizar o Google Analytics. Por lá, quando aprender a utilizar a ferramenta, ter esses dados ficará fácil demais, e, assim, você conseguirá mensurar a eficiência de suas estratégias.
5. Retorno Sobre o Investimento (ROI)
Não menos importante, é preciso saber o quanto você teve de retorno no investimento que realizou, certo? Isso lhe dará uma informação geral sobre a sua situação, e seu cálculo é bem simples:
ROI = Receitas Geradas (Vendas) – Valor Total Investido Na Estratégia X
Simples, não é? Com esses cinco indicadores você consegue mensurar com facilidade a eficiência de suas táticas e o retorno que está tendo sobre seus investimentos, além de compreender como os usuários e leads se comportam nas suas redes sociais, sites e blogs. Melhor do que isso: Só vendo acontecer!
Saia do sofá e coloque a mão na massa. Nada de preguiça!
E aí, o nosso conteúdo foi útil para você?
Comente conosco o que achou!
Comments