Como manter o profissionalismo nas redes sociais?
- Erick Tomaz
- 2 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
Como manter o profissionalismo nas redes sociais?
Vamos dar uma refletida? Pensemos que você tenha uma empresa ou organização qualquer. Para as coisas fluírem do melhor modo, é necessário que você venda os produtos e itens que o seu empreendimento oferece, obviamente. Para facilitar as coisas, você decide utilizar do marketing digital e, então, passa a construir redes sociais a fim de manter um engajamento e nutrir seu funil de vendas.
Até aqui, está tudo ok! Porém, ao montar as publicações, os conteúdos, realizar planejamentos para as vendas virtuais e colocar em prática, você percebe que não está sendo eficiente e, assim, pensa: “Onde nós estamos errando?”. Para esclarecer sua dúvida, chega alguém de sua empresa e fala: “Chefe, as redes não estão da melhor forma. Está faltando profissionalismo!”.
É de doer o coração, não é mesmo? Receber um feedback deste com certeza não melhora o dia. Entretanto, a pessoa que se pronunciou a respeito está certa. Você não vende por não passar confiança, por não mostrar que são profissionais de respeito. A credibilidade foi por água abaixo e, acredite ou não, seu negócio está seguindo o fluxo da falência.

A questão que fica é: como manter o profissionalismo nas redes sociais e mudar seu negócio? Embora pareça algo complexo e que fuja de seu conhecimento, não há muitos segredos. É necessária apenas uma análise um pouco diferenciada para que você encontre erros e pontos de melhorias. Para te ajudar, então, trouxemos algumas dicas que farão toda a diferença. Dê uma olhadinha nelas:
1. Evite a opinião própria e assuntos polêmicos
Talvez este seja um dos tópicos mais importantes. Misturar seu negócio com a opinião pessoal não faz sentido. Além de causar confusão nas pessoas, você pode criar contradições e intrigas. Na dúvida, não opine e apresente assuntos polêmicos. Se for uma rede social da sua empresa, o máximo que deve fazer é falar sobre esta e o que diz respeito tal.
2. Não exponha sua intimidade
Conte-nos uma coisa: o que tem a ver o churrasco de fim de semana que você passou com seus avós com o seu empreendimento? Nada! Caso queira expressar suas intimidades, crie redes sociais pessoais e privadas. Evite expor, no mundo dos negócios, coisas que sejam de sua particularidade Negociadores, empresários e clientes não querem saber do bolo que você comeu em uma quinta-feira qualquer. Seja objetivo!
3. Cuidado com o modo de se expressar
Caso você tenha um empreendimento e queira passar confiança, muito provavelmente precisará se expor em algum momento. Quando essa hora chegar, esteja preparado. Saiba tudo de seus produtos e de seu negócio. Preferencialmente, pense bastante ao falar. Cuidado com suas palavras, expressões, manias, gestos, gírias. Você não vai querer ver as coisas pegando fogo, certo?!
4. Planeje e direcione seus conteúdos
Analise seu público-alvo. São adultos, idosos ou crianças? Empresários ou estudantes? Não faz sentido criar um conteúdo direcionado para empresários adultos com uma escrita informal voltada para adolescentes, por exemplo, certo? Ao realizar suas produções, pense antes e veja a relação de cores, imagens, gramática, fotografia e material repassado. Use o sistema com sabedoria.
O profissionalismo deve fazer parte de seu negócio, seja na hora de conversar com seu cliente, falar sobre um produto ou, principalmente, ir às redes sociais. Manter uma comunicação a altura com o seu consumidor faz toda a diferença no momento de vender. Caso seus planejamentos não estejam funcionando, acredite: tem algo errado.
Utilize dessas dicas acima e dê uma maior atenção para seus negócios. Esteja sempre presente e com análises críticas acerca do que está sendo realizado. Não perca o foco!
Agora ficou fácil de transformar seu empreendimento.
Conte para a gente o que achou desse conteúdo!!
Ah, e você atua com ou sem profissionalismo nas redes sociais?
Comentários