Black Friday e a importância do Marketing
- Erick Tomaz
- 9 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
O fortalecimento da Black Friday
E o marketing como fator essencial
Black Friday passou voando pelo mundo na última sexta-feira de Novembro (29) causando alvoroços e muito consumo. Muito provavelmente você deve ter visto fotos e vídeos de lojas (inclusive as brasileiras), sendo invadidas a todo vapor por pessoas sedentas, “com sangue nos olhos”, dinheiro no bolso e muita ansiedade no peito.
Mas sem julgamentos! Aliás, é a única época do ano que os preços daqueles itens tão desejados despencam muito. É a hora de gastar o que economizou (para alguns, gastar o que não têm) e aproveitar toda a alegria do mundo. Mas você já parou para analisar, mais a fundo, a questão da Black Friday e o marketing?

Primeiramente, é importante detalhar como surgiu a tão famosa data. Não se sabe ao certo qual sua real origem, entretanto, diz-se que, nos Estados Unidos, um dia após o Dia de Ação de Graças (quinta-feira), o transito das cidades ficava terrível e horripilante. Por conta deste fato, os policiais da Filadélfia, na década de 60, chamavam o dia de Black Friday, isto é, a “Sexta-feira Negra”.
Embora fosse um problema para eles, para os lojistas era ótimo. O momento era de dar descontos e reduzir os preços para aumentar as vendas. Nesse sentido, com essa convergência de fatos, surgiu a Black Friday. Apesar da polêmica com o nome, não podemos deixar de ressaltar a importância desta data, haja vista que ela movimenta todo o mundo.
Até então, citamos apenas a possível origem da data. Mas qual a sua relação com o marketing? Uma única palavra resume a resposta para tal pergunta: toda! Você pode ver isso por uma visão mais simples: como uma data em que diversos produtos possuem inúmeros descontos é amplificada para a sociedade?
É necessário, de algum modo, transmitir a mensagem para o mundo, não acha? Para isso, o marketing assumiu tal papel. O modo de transmissão da Black Friday varia conforme as distintas épocas. Antigamente, o uso de rádios, televisores e, principalmente, panfletos, dominavam a expansão da data pelos estados norte-americanos.
Mais tarde, o movimento tomou conta de todo o mundo através de um processo de globalização mais intenso. Os países passaram a se comunicar de uma forma mais clara e eficiente, fazendo com que modos, culturas e hábitos fossem adotados mais facilmente. Mas a melhoria da comunicação entre as nações não foi o único fator para o sucesso mundial da Black Friday.
Nos últimos tempos, o marketing digital intensificou ainda mais todo o processo. O fato de ele permitir o uso de estratégias que antes não existiam, mudou toda a construção de divulgação. A formação de propagandas dinâmicas e interativas aliadas ao conforto de você não precisar sair de casa para adquirir o que deseja, possibilitou novos hábitos.
Nesse sentido, a captura de clientes potenciais aumentou drasticamente. Os funis de vendas das organizações e pessoas que souberam usar o marketing digital transbordaram. Se antes as vendas eram altas, agora elas são incalculáveis. E é importante lembrar que nem todas as empresas investem grande parte do seu capital nessa ferramenta.
Trata-se de algo, em tese, recente. Os grandes e pequenos núcleos empresariais estão passando, cada vez mais, a adotar o marketing digital como forma de lucrarem mais. Apesar de ainda ser uma parcela pequena, há grandes investimentos, e eles tendem a aumentar muito mais com o futuro que nos aguarda.
Hoje, pode-se dizer que a alma de um negócio é uma propaganda bem feita, estratégias bem pensadas e um marketing digital de qualidade. Seja na Black Friday ou em qualquer dia do ano, vender não é mais uma complicação. Fazer seu negócio decolar pode ser mais fácil do que você imagina.
E ai, compreendeu como se dá a relação da Black Friday com o marketing? As relações são mais profundas do que imagina, mas você verá isso com os outros conteúdos nossos!
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