top of page

137 milhões de visualizações no Youtube com uma música

Como parte da natureza humana e dos diversos contextos em que estamos inseridos, é normal que o ser humano tome inúmeras decisões diárias. Todas elas são baseadas em aspectos externos, ligados ao que as situações proporcionam, e internos, relacionados ao humor, gostos, pensamentos e desejos da própria pessoa. Entretanto, as decisões que você toma podem ser influenciadas de vários modos.

Devido ao sistema econômico que temos e ao nosso estilo de vida, existe uma relação entre compradores e vendedores, isto é, entre aqueles que vendem e que compram. Até aí, nada de segredo. No entanto, como a compra é uma decisão do consumidor, ela pode ser instigada por algo externo. No mundo do Marketing, um dos tipos de influência é chamado de “gatilhos mentais”.


Os gatilhos mentais consistem, segundo a Psicologia, em estímulos específicos que geram tipos de comportamentos. Isso mostra que tudo aquilo que você vê, ouve, ou sente, guia-o para uma determinada escolha. Assim, no que se diz respeito ao Marketing, os gatilhos são muito utilizados com o objetivo de vender, atrair ou chamar a atenção de alguém, por exemplo.


Para você compreender melhor, vamos a um exemplo que se tornou um caso mundial: pela internet, está rondando uma música chamada “Friday” (sexta-feira), da cantora norte-americana Rebecca. Por ter sido considerada a “pior canção”, ela se popularizou facilmente. Assim, dois fatores podem ser observados como gatilhos: o próprio nome da música e, claro, seu fracasso.


O nome se remete a um dia da semana que, diga-se de passagem, é um dos momentos mais esperados pela população em vista de ser o início do fim de semana. Nesse sentido, a nomenclatura se destaca e acaba por ser um estímulo sentimental. Do outro lado, temos a questão da popularização. Quando você lê, por exemplo, “música ganha título de pior canção. Ouça!”, automaticamente a curiosidade desperta e uma decisão passa a ser tomada.


Foi com esses dois fatores que Rebecca atingiu mais de 137 milhões de visualizações. É pouco quando comparado com grandes músicas? Em alguns casos sim, mas a quantidade é resultado de motivos diferentes dos comuns. Com isso, fica evidente o poder que um estímulo externo possui sobre uma decisão.


Esses estímulos são ainda mais fortes quando se trata de Marketing Digital. Com o mundo virtual, tudo está muito mais acessível e prático. Então, os vendedores de produtos no geral utilizam-se de estratégias diversas para captar sua atenção e fazer com que você tome decisões esperadas por eles, caindo no famoso “funil de vendas”.


Os exemplos mais comuns são os de urgência e escassez. Com as seguintes frases, você consegue notar os respectivos gatilhos: “Faltam 00:23:53” e “Resta apenas um produto”. Viu?! Com isso, foi gerada uma necessidade, seja em relação ao tempo ou à quantidade.


Então, se você quer buscar meios para atrair mais clientes em suas redes ou vender mais, os gatilhos são ótimas jogadas. A ideia é que você trabalhe com diferentes modos e desenvolva, sempre que possível, novas técnicas!


Curtiu o conteúdo?


Conte, para nós, as suas técnicas e seus gatilhos mentais!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page